5 Estratégias para Medir o Impacto das Ações On-line nas Vendas Efetuadas Off-line

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Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a capacidade de medir todas as ações e conhecer qual o impacto de cada investimento nas vendas. No entanto, é normal que as empresas em que as suas vendas são maioritariamente obtidas de forma off-line se questionem quanto à veracidade desta afirmação.

Quando falamos de um site e-commerce, é muito fácil analisar o que converteu em vendas, no entanto noutros casos, em que a venda acontece off-line, as métricas de desempenho resumem-se a número de visitas, cliques, que no fundo não provam muita coisa.

A questão de como medir o impacto real do canal on-line no canal off-line é uma das perguntas mais frequentes que recebemos e esperamos com este post clarificar e dar algumas dicas que apesar de não serem as ideais ou não resolverem todos os problemas, podem ajudar bastante, em várias situações.

 

1. Entrega de Cupões de Desconto nas suas Ações On-line

Esta dica pode funcionar em diversos tipos de negócio como restaurantes, um health club, etc. Se efetuar uma comunicação para a base de dados, ofereça um coupon exclusivo para uma determinada ação.

Será mais fácil identificar quantas pessoas usaram o cupão, quanto gastaram e assim ser possível chegar a uma estimativa de retorno de investimento para a sua empresa.

2. Cartão ou Programa de Fidelização

A lógica de um programa de fidelização é a criação de uma identidade única para cada cliente e relacionar o mesmo com cada compra efetuada. Com isto é possível cruzar com as ações de Marketing que a sua empresa tenha realizado.

Exemplo: um determinado cliente recebeu uma promoção especial por email referente ao produto X. Três dias depois foi até à loja e comprou o produto X.

Se existe um programa de fidelização que permite identificar o cliente, é possível cruzar as informações e analisar se recebeu o email, se o abriu e se teve interesse pelo mesmo.

 

3. Integração de Ferramenta de Marketing com um CRM

As vendas mais complexas, com valores mais elevados raramente são fechadas on-line, sendo regra geral um comercial a efetuar a visita e a conseguir o fecho.

Nestes casos é frequente usar uma ferramenta de CRM, para que os comerciais tenham controle e documentem cada passo e interação com o cliente. O ideal será efetuar uma integração entre o CRM dos comerciais e a ferramenta de automatização de Marketing Digital da sua empresa. Assim, será possível tanto enviar leads geradas pelo marketing diretamente para o CRM, como obter o registo das vendas pelos comerciais e perceber quantas leads geraram vendas reais.

Observação: A link&Grow oferece soluções interessantes que o ajudarão neste ponto.

 

4. Utilize um Número de Telefone Específico para cada Canal

Já pertence ao passado a ideia de que ter linhas de telefone era caro e complexo e a sua empresa agora pode tirar partido desta situação.

Tem um cartão comercial que entrega frequentemente? Indique um telefone. Tem um material de vendas/brochura específica? Indique outro telefone. Fez um flyer para um evento? Indique outro telefone. No seu site, campanhas de email, na página e ações no Facebook, tenha outros telefones diferentes.

A partir daqui é possível identificar a origem das leads e perceber qual o seu retorno futuro. Pode ser um pouco trabalhoso mas é eficaz e pode ajudar bastante.

 

5. Faça Perguntas

Por último, não ponha de lado a forma mais básica de medir: Faça Perguntas!

É frequente assistirmos a muitas empresas que se esquecem de perguntar a origem do cliente ou como conheceu a empresa. Não é uma forma 100% precisa, mas pode dar uma amostragem relevante para entender e estimar as principais fontes de clientes para o seu negócio.

Não existe ainda uma solução perfeita, mas combinar as diferentes soluções apresentadas poderá sem dúvida ajudar a chegar perto de uma estimativa fiável e um ROI mais confiável em cada canal de investimento efetuado pela sua empresa.

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