5 Dicas Incríveis para Criar Anúncios Eficazes no Facebook!

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Dois fatores fundamentais que devem estar presentes quando abordamos o tema de anúncios no Facebook são a relevância e o desempenho, isto é, quanto mais direcionado o anúncio estiver ao público-alvo, maior será a sua relevância e maiores serão as hipóteses de conversão e com isso maior o seu desempenho.

O objetivo principal destes dois pontos é pagar menos e ter mais resultados.

O Facebook apresenta um sistema de pontuação para anúncios que ajuda a determinar, quais são os anúncios que terão mais destaque na linha do tempo, um sistema de classificação de relevância.

Como funciona o sistema de classificação de relevância?

A partir do momento, em que o seu anúncio é visualizado mais de 500 vezes, ele vai receber uma nota, que poderá ser de 1 (pouco relevante) a 10 (muito relevante). Assim, quanto mais pontos o seu anúncio tiver, maiores serão as hipóteses de ser visualizado e mais barato ficará.

A classificação de relevância tem por base comentários positivos ou negativos com base no desempenho do seu anúncio. O cálculo é normalmente efetuado de forma diferente pois depende do seu principal objetivo com a campanha, por exemplo: clique para o site ou promover a sua página.

  • Comentário positivo: o número de vezes que as pessoas executem uma ação desejada (partilhar ou gostar do seu anúncio), ou o ajudem a alcançar o seu objetivo (por exemplo, visitas ao site);
  • Comentário negativo: o número de vezes que as pessoas ocultem o seu anúncio ou indiquem uma experiência negativa (marcar para não ver seus anúncios, por exemplo).

A classificação poderá ajudá-lo igualmente a analisar a relevância dos seus anúncios de forma a determinar qual a mensagem, imagem ou vídeo que está a gerar mais resultados para o seu público-alvo.

 

5 Dicas para melhorar a sua classificação de relevância

1- Seja específico ao direcionar os seus anúncios

Se direcionar o seu anúncio a um público amplo, poderá até ter um grande alcance, mas provavelmente não terá muita relevância. Tente segmentar o seu público por locais, idades, interesses e comportamentos específicos.

2- Crie Públicos Personalizados

Sabia que é possível segmentar o seu público no Facebook através da sua própria lista de clientes? Seja através dos emails ou telefones?

Explicámos de seguida como o poderá fazer:

  • Crie uma lista de endereços de email ou números de telefone referente aos seus clientes;
  • Grave a lista em formato CSV ou TXT;
  • Aceda a Públicos , no Gestor de Anúncios;
  • Clique no botão Criar Público, selecione a opção Crie um Público Personalizado e em seguida escolha Lista de Clientes;
  • Carregue o arquivo CSV ou TXT gravado anteriormente ou arraste e largue o arquivo na caixa de público personalizado
  • O seu público personalizado ficará concluído em cerca de 30 minutos.

 

3 – Pondere com atenção a mensagem e imagem do seu anúncio

Reflita de que forma o seu anúncio vai verdadeiramente impactar o seu público-alvo. Qual a mensagem que irá gerar um “UAU!”, “preciso muito” ou “quero comprar já!”.

Uma imagem ou vídeo tem sempre mais destaque do que texto. Lembre-se que a sua mensagem deverá ser simples e relacionada com o que está a promover e não deverá ter mais de 20% de texto.

4 – Não se esqueça de atualizar o seu anúncio

Uma excelente campanha no passado, não representa uma excelente campanha no presente até porque o público evolui nos seus interesses e desejos e poderá achar que o mesmo anúncio do passado hoje está ultrapassado. Assim se a classificação de relevância cair, trate de criar um novo anúncio com novo conteúdo dirigido ao seu público-alvo.

5- Aprenda com o recurso a testes

Defina o que quer testar: público ou anúncio?

Se o seu objetivo é testar o público então deverá exibir diferentes anúncios. Caso o seu objetivo seja testar anúncios então deverá criar o mesmo anúncio e direcionar para públicos diferenciados.

Fique atento aos melhores e piores resultados.

Esteja atento também  à classificação e faça novos testes para melhorar a sua campanha e ter ainda mais resultados.

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