Os 5 benefícios do Marketing Digital para PME´s

 
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A Internet revolucionou a forma como as empresas comunicam e se relacionam com os seus clientes, como os clientes podem encontrar produtos ou serviços que as empresas oferecem e como os clientes tomam suas decisões de compra. Anteriormente as empresas eram obrigadas a gastar verbas elevadas em meios de publicidade tradicional tais como: televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors e flyers já que eram praticamente as únicas formas de alguém conhecer a oferta de serviços ou produtos de uma empresa.

As pessoas hoje em dia estão expostas a outros formatos de comunicação e canais de informação e ao mesmo tempo têm-se tornado cada vez mais seletivas e críticas no que diz respeito a publicidade invasiva e irrelevante. Por outro lado, os consumidores hoje em dia quando pretendem comprar algo têm recorrido à internet como forma de ajuda na tomada de decisão, procurando mais informações sobre um determinado produto ou serviço, comparando preços, consultando opiniões de outros consumidores e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.

Este fenómeno fez com que qualquer tipo de publicidade só seja realmente efetiva quando gera valor real para o seu público e desta forma se torna útil e atrativo.

O consumidor não quer mais ser bombardeado com publicidade indiferenciada e desta forma é necessário ser mais relevante para o seu público-alvo.

É fundamental oferecer conteúdos de valor para conquistar a atenção e curiosidade do seu público-alvo.

O Marketing Digital tem benefícios que auxiliam nesta tarefa, permitindo que tenhamos um elevado retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro em comunicação via internet.

 

Vejamos os 5 principais benefícios que selecionamos:

Mensurável:

É mensurável porque conseguimos medir em detalhe os resultados de cada campanha e saber o que funciona e o que não funciona, permitindo assim investir nas ações que dão maior retorno;

Segmentável:

É segmentável pois podemos promover ações com um foco muito maior, comunicando e interagindo apenas com o público que tem interesse nas nossas ofertas;

Atração Gratuita:

Permite atração gratuita quer por meio de pesquisa orgânica no Google ou de forma viral via correio eletrónico e redes sociais, atraindo potenciais clientes sem custo e de forma crescente para o seu site;

Construção de Audiência:

Permite a construção de uma audiência, através da produção de conteúdo relevante, da construção de uma base de dados (emails, assinantes de blog, seguidores, fãs, etc.), que ao longo do tempo se tornam um ativo de marketing fundamental para a empresa;

Ótimo Custo- Beneficio

A combinação dos quatro fatores acima descritos fazem com que o Marketing Digital possibilite que sejam atingidos bons resultados, mesmo a partir de baixo investimento. 

 

Combinando uma boa aplicação de recursos e ideias com boas ferramentas, o investimento na internet tem muito mais retorno se comparado à publicidade tradicional.

Por estes motivos, diversas empresas têm tido excelentes resultados e por consequência apostado cada vez mais no marketing Digital.

Para as Pequenas e Médias empresas, estes benefícios são ainda mais evidentes pois dispõe de poucos recursos para promover seus produtos e serviços. No entanto muitos empreendedores e responsáveis de marketing ainda não tiraram proveito deste potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou por terem receio da complexidade do meio.

Desta forma, nosso objetivo aqui é desmistificar o Marketing Digital, demonstrando como pode ser simples, acessível e efetivo. Alem disso, ao longo do tempo também desenvolveremos ferramentas que o irão auxiliar em algumas das principais tarefas e responsabilidades do marketing Digital.

 

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