3 Razões para sua empresa avançar com a Automatização de Marketing

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A Automatização de Marketing é uma referência em mercados mais maduros de Marketing digital, que entenderam a sua importância e investiram na construção de uma presença digital forte, produzindo muito conteúdo relevante que conduziu à obtenção de um grande número de leads e por consequência a uma necessidade de gerir e extrair o potencial das mesmas em larga escala. Assim foi necessário um sistema para conseguir de forma efetiva e em larga escala fazer as leads avançarem no processo de vendas sem a necessidade de aumentar a equipa de vendas.

Os modelos mais simples de relacionamento tais como: e-mail marketing tradicional ou as redes sociais não foram suficientes para dar conta do recado e assim surgiu a automatização de marketing como uma saída viável e muito eficiente de resolver o problema.

Dado o facto de ainda muito poucas empresas em Portugal praticarem a automatização de marketing, poderá representar uma oportunidade gigante para quem pretende iniciar, já que é muito mais fácil se destacar quando os concorrentes ainda não o estão a fazer.

Mas afinal o que é a automatização de marketing?

 Existem algumas ideias preconcebidas e mitos a respeito da automatização de marketing, daí a necessidade de esclarecer acerca do que estamos a falar.

Há quem pense que qualquer ação desenvolvida automaticamente como por exemplo agendar posts em redes sociais já sejam ações de automatização de marketing efetivas, mas essas são apenas ações simples e estão muito aquém do que nós na Link&Grow e os principais players do mercado consideram uma efetiva automatização de marketing.

Nós consideramos que a automatização de marketing significa entender e agir de forma personalizável e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diferentes canais digitais. Entender exatamente qual o interesse do lead e seu estágio de compra de forma a fornecer todas as informações e conteúdos para que o mesmo resolva o seu problema, através da aquisição de nosso produto ou serviço.

Os 3 principais motivos para investir em Automatização de marketing

1º Aumentar vendas e receita

Aumentar vendas e receitas deverá fazer parte dos objetivos de praticamente qualquer empresa. Se a sua empresa já tem uma base relevante de leads, a automatização de marketing é um excelente caminho para o conseguir. Saiba como:

  • Automatização permite nutrir leads que ainda não estão prontos para compra

É muito comum depararmo-nos com a situação de potenciais clientes não se encontrarem no momento ideal de compra. Pode ter esgotado o orçamento, pode estar com outras prioridades no momento, pode ter acabado por comprar uma situação semelhante ou não ter ainda percebido que tem um problema e precisa de o resolver.

Em todos estes casos estamos perante leads que ainda não estão preparados para comprar e desta forma não o fazem no momento. O relacionamento ainda é valioso nestas circunstâncias e deve ser alimentado já que o que muitas vezes falta é educar e fornecer mais informações para gerar procura. Noutros casos é apenas uma questão de timing, logo estando próximo e agregando valor cria credibilidade e mantém a sua empresa na mente do seu potencial cliente na hora em que decidir efetuar a compra.

A automatização permite fazer esse relacionamento de forma eficaz e com poucos recursos.

  • Mais eficiência no funil de vendas

Em toda a compra existe um processo, com estágios que todo o comprador deve passar, logo dominar as informações básicas do estágio anterior acaba por ser um pré-requisito.

Não adianta oferecer algo a quem ainda não sabe o que quer.

Através do comportamento do utilizador, a automatização permite identificar o estágio de compra bem como os interesses de cada potencial cliente e direciona o conteúdo adequado para conduzi-lo ao próximo estágio.

  • Leads mais preparados geram receitas maiores

Quem imagina que compra os vinhos mais caros? Aqueles que não entendem e escolhem um vinho qualquer do supermercado para um jantar em sua casa ou aqueles que já fizeram cursos, leram livros, efetuaram provas, estudaram e se tornaram conhecedores do assunto?

Quanto mais o lead possui conhecimentos sobre o tema e mais envolvido no assunto estiver, maior é a probabilidade de reconhecer o problema e se sentir com disposição a investir numa solução. Se a automatização de marketing garante esse papel fornecendo conteúdos relevantes e adequados para o conduzir à venda, então é natural que no momento da decisão o valor médio de compra seja superior.

  • Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes

 Através das campanhas de Automatização é possível segmentar leads por diversos critérios tais como: cargo, empresa, segmento, momento de compra  e com isso conduzir a lead a caminhos mais efetivos de conversão.

Na prática o resultado revela-se extremamente alto no relacionamento, agregando valor a cada etapa mantendo os leads expectantes pelos próximos e-mails.

2º Diminuir o custo de aquisição

Além do aumento de vendas e receitas, a eficiência da automatização de marketing permite a diminuição do custo de aquisição de leads de uma empresa. Deixamos alguns motivos para o esclarecer:

  • Menos trabalho recorrente para o Marketing

Com um sistema de automatização de Marketing uma grande parte da preparação dos leads que deveria fazer deixa de ser necessária passando a ser efetuada de forma automática.

É evidente que existe um esforço na criação dos conteúdos e caminhos que os diferentes leads devem seguir, mas quando ajustados esses caminhos a vida fica mais facilitada para o Marketing, reduzindo a necessidade de aumentar a equipa de Marketing para o fazer de forma manual.

  • Comerciais recebem leads mais qualificadas

A abordagem dos comerciais aos potenciais clientes é muito diferente do momento em que o lead está a começar a descobrir o tema ou se já pesquisou e entende bem as suas necessidades procurando apenas um apoio para a decisão final.

Se os leads estiverem bem preparados, os comerciais precisam de menos passos e menos tempo de contato para concretização de vendas.

  • Menor ciclo de vendas

Dado todo o trabalho de preparação ser efetuado pelo sistema de automação, os comerciais podem receber leads já nas últimas fases do processo de decisão, reduzindo assim as fases do ciclo de vendas alcançando mais tempo destinado a ajudar o lead a escolher a melhor solução.

  • Mais produtividade para as equipas comerciais

Como todas as etapas iniciais do processo de vendas são conduzidas pela ferramenta de automatização de marketing e os conteúdos criados previamente, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos e rentabilizados de formas diferentes.

Com a garantia que a ferramenta faz um bom trabalho, os comerciais sentem-se mais a vontade para se focarem nas leads que estão mais prontas para comprar e confiam que as leads menos preparadas serão trabalhadas para futuramente serem concretizadas sem perderem tantas oportunidades. Como não existe a necessidade de uma educação inicial, poderão especializar-se nas etapas do processo de vendas e garantir uma taxa de fecho mais elevada.

3º Melhor retenção/up-grades/referências

O Pós-venda deverá ser igualmente uma preocupação das empresas que vendem produtos ou serviços e a automatização de marketing também é muito efetiva para melhorar o trabalho nessa fase.

  • Leads melhor preparados têm mais sucesso com o produto

Da mesma forma que abordamos as pessoas que possuem mais conhecimento costumam fazer compras de valor médio mais elevado, as mesmas pessoas já conhecem bem o produto ou serviço e já sabem o que esperar dele conferindo uma maior segurança e ligação e resultados para resolver seu problema, logo contribui para que fiquem por mais tempo e gerem mais recomendações.

Os benefícios somados geram um resultado ainda melhor!

  • Upgrades, programas de referenciação podem ser automatizados

Com certeza já recebeu algumas vezes ofertas muito atrativas para produtos que tenham relação com o seu perfil e em alguns momentos acabou por efetuar uma compra. Existem alguns serviços muito populares que usam bem o relacionamento pós venda para conseguir vender mais, gerar referências, avaliar positivamente um produto ou serviço, entre outros.

Esta possibilidade está igualmente à disposição da sua empresa também!