16 Dicas de marketing digital de rápida implementação

 
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É natural que os gestores de empresas imaginem que apenas estratégias complexas de marketing digital possam trazer resultados a médio prazo. É verdade que os benefícios principais não são imediatos, no entanto é possível aplicar técnicas sem esforço, que com pouco investimento em tempo e recursos trazem grandes melhorias.

Este post reúne várias técnicas simples que poderão trazer vantagens tais como: impulsionar tráfego para o seu site ou incrementar taxas de conversão e de abertura de e-mail.

Veja em baixo o que é possível fazer sem grandes esforços, mas que trarão resultados relevantes:

 

No seu blog ou website:

  • Evite exibir posts completos na página principal

Os principais motivos são: garantir melhor desempenho e agilidade no carregamento da página, medir com maior precisão o nº de visualizações que cada conteúdo está a receber e evitar conteúdo duplicado;

  • Escolha as palavras-chave mais procuradas na hora de escrever títulos

Como a Page Title (frase que aparece no navegador) é muito valorizada pelo Google, é importante que a mesma aborde os termos que a sua empresa esteja relacionada para ficar bem posicionada nos motores de busca;

  • Inclua Call-to Actions (botões de conversão)

Impulsione as conversões incluindo call-to-action em todo e qualquer lugar que conseguir como: páginas do website, em cada post publicado, redes sociais, e-mail marketing, etc.

  • Use imagens atraentes em posts e materiais

Procure imagens excelentes relacionadas ao tema que pretender incluir nos seus posts e matérias para download. Permitirão tornar posts mais atrativos e garantem maior destaque nas redes socias ao partilhar o URL;

  • Use o atributo Alt nas imagens

Esta é uma dica muito fácil de ser implementada e que ajuda o Google a entender melhor o seu conteúdo: ao incluir as imagens nos posts deve preencher o atributo Alt, informando do que se trata. Essa indicação também funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida. Os motores de busca lêem esse atributo como parte do conteúdo, o que auxilia o posicionamento da sua página – se a descrição da imagem estiver relacionada.

  • Divulgue os seus links na assinatura de correio electrónico e materiais

Facilite o acesso do utilizador à sua empresa. Para que continue acompanhando a sua empresa com facilidade, deve incluir links tanto no seu blog como nos seus perfis nas redes sociais, na assinatura de correio electrónico e em materiais que a sua empresa disponibilize para download;

  • Insira botões de partilha para redes sociais

Ao inserir botões de partilha no seu blog, materiais digitais ou site permitirá aumentar a exposição da sua empresa de forma viral;

  • Conteúdo duplicado

Confira se o seu website tem conteúdo duplicado nos endereços com www e sem www. Caso os dois endereços coexistam sem redireccionamento, podem estar a diluir a autoridade. Para resolver o problema, eles devem ser unificados através do Redirect 301.

 

Nas redes sociais:

  •  Aproveite melhor o conteúdo publicado

Se a sua empresa já possui vários posts e materiais publicados, deverá potenciar esses conteúdos, publicando-os nas redes sociais. É uma boa oportunidade para os novos visitantes conhecerem os materiais mais antigos e de gerar tráfego para seu website.

  • Inclua links para landing pages em posts nas redes sociais

Aproveite a capacidade de disseminação de conteúdo das redes sociais igualmente para divulgar call-to-actions com link direto para as suas landing pages. Esta simples ação pode impulsionar o número de leads conquistados.

  • Invista no “Promover publicação” do Facebook para divulgar suas ofertas

Como o Facebook limita a visualização dos seus posts para aproximadamente 10% dos seus contactos (devido ao algoritmo Edge Rank), investir na ferramenta “Promover publicação” irá permitir alcançar mais pessoas e garantir melhores resultados.

 

No E-mail Marketing:

  •  Use templates HTML nos seus e-mails em vez de uma imagem única

Um grande erro cometido por várias empresas é a utilização de uma única imagem de grande dimensão no corpo do e-mail para divulgar uma promoção. A razão para desistir desta ideia é que a grande maioria dos serviços de e-mail tem um bloqueio de segurança, ou seja, o utilizador só vai conseguir visualizar no momento de abertura do email e certamente muitos vão ignorar a sua mensagem antes de fazer isso.

  • Segmente os seus e-mails

Atualmente, nada é mais importante em e-mail marketing do que entregar ao destinatário o conteúdo que seja relevante e do seu interesse. Investir na segmentação dos contatos permitirá enviar e-mails com conteúdos relacionados com tópicos que eles já tenham demonstrado interesse ao interagir com a sua empresa.

  • Envie ofertas num email exclusivo

Sempre que publicar um novo material para download (ebook, webinar, whitepaper, demonstração, etc.) envie para a sua base de dados um e-mail exclusivamente como o convite para conhecer o conteúdo. Essa prática gera muito mais resultados do que enviar uma newsletter recheada de outros materiais.

 

 Landing Pages

  •  Crie Landing Pages (Páginas de Conversão)

Esta é a nossa dica principal para conduzir as suas visitas ao longo do processo de conversão até que se tornem clientes.

Crie landing pages como porta de acesso ao seu conteúdo mais interessante ou mesmo para solicitação de um trial, com vista a atrair e converter visitantes em leads qualificadas.

  •  Simplifique o formulário de conversão

Mesmo que já tenha criado diversas landing pages, talvez desconheça, mas excluindo apenas um campo do formulário a sua empresa pode incrementar o número de conversões de visitantes em leads.

 

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis!

 

 

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