10 Dicas SEO para Blogs

seo-blog

Os blogs e os posts de blog são amigos dos motores de busca por natureza, pelo simples facto de serem ricos em texto e em links. Otimizar um blog é muito semelhante à otimização de um website.

Se seguir algumas regras de search engine optimization (SEO), o seu blog terá um ranking muito maior do que páginas estáticas na página de resultados do motor de busca (SERP).

Aqui estão 10 dicas para potenciar o ranking dos seus posts de blog, tendo em conta a sua escolha de palavras-chave.

 

1.       Use a sua palavra-chave principal no domínio do blog

Este fator é extremamente importante para o ranking. Assegure-se que o URL contém a palavra-chave principal que pretende que seja otimizada, quer adquira um domínio à parte (recomendado) para o blog, quer utilize um serviço de hosting para o blog ou um subdomínio para o site.

 

2.       Otimizar os links permanentes

Se a sua chave primária for “blog seo” (por exemplo), garanta que a palavra blog, ou seo, ou ambas, aparecem nos cabeçalhos do blog (nas tags H1 ou H2) assim como no título dos seus posts.

 

3.       Use palavras de cauda longa no corpo de texto do post

Se quiser ser listado por palavras de cauda longa, use-as com pouca frequência no corpo de texto do post e utilize-as nos títulos do blog apropriadamente.

Escreva os posts para o blog a pensar nos seus leitores e depois adicione palavras-chave em sítios adequados.

 

4.       Mobilize o seu blog

Com o recente update da Google “Mobilegeddon”, deve assegurar que o seu blog está acessível e legível em todos os dispositivos móveis. A melhor forma de o fazer é através de temas responsivos que adaptam o design do blog ao dispositivo no qual está a ser visualizado.

 

5.       Crie um Google Sitemap

Configure o blog de modo a que a barra de navegação lateral esteja presente em todas as páginas. Certifique-se que os seus arquivos e posts anteriores estão acessíveis a partir de todas as páginas do blog.

Para que o robô leia todas as suas páginas, pode criar um Google Sitemap que liste todas as páginas e posts do blog.

 

6.       Obtenha backlinks de outros blogs ou websites

A melhor forma de obter backlinks de outros blogs e de sites de social media é através da escrita de posts que envolvam e que sejam suscetíveis de partilha. Mas também pode usar os seguintes métodos para construir links e potenciar a sua visibilidade.

  • Submeter o blog a motores de busca e a diretórios.
  • Comentar outros blogs.

 

7.       Fazer updates com frequência

Não há melhor forma de alimentar os motores de busca do que através de novos conteúdos. Quanto maior a quantidade de mensagens publicadas no blog por mês, maior é o tráfego ao site.

O ideal é testar a tolerância do seu público-alvo em relação às publicações frequentes. Se a taxa de cancelamento de subscrição aumentar com publicações frequentes, o melhor é diminuir a frequência e tentar encontrar um meio-termo.

 

8.       Permaneça

Uma vez criado um blog, fique com o mesmo domínio enquanto continuar a publicar. Se decidir mudar o domínio ou o URL sujeita-se a perder muito do seu tráfego orgânico, dos seus leitores e das suas listas de motores de busca.

 

9.       Aumente a sua comunidade nas redes sociais

As partilhas sociais são um grande fator para o SEO ranking, por isso obter mais partilhas e retweets nas redes sociais é sempre um grande contributo para os esforços de SEO.

 

10.   Construa uma lista de emails

Não é uma dica estrita de SEO mas assegura a repetição do tráfego para o blog através da captação e envio de emails sobre updates regulares do blog.

Se publicar com consistência e usar as dicas descritas, não há nenhuma razão para que o seu blog não obtenha boas classificações nos resultados das pesquisas nos motores de busca, tendo sempre em consideração as palavras-chave usadas.


Caso pretenda, aprofundar mais esta temática, oferecemos sem compromisso a possibilidade de avaliar o seu Marketing Digital atual, oferecendo dicas valiosas para potenciar mais resultados com a metodologia de Inbound Marketing.


Untitled-1pic1.png

Autor: Sónia Coelho

Consultora Júnior de Inbound Marketing